Conheça as nossas obras aprovadas para o PNLD Literário 2022 – Educação Infantil
Não há livros sem leitores. É a partir deste pensar que convidamos vocês, educadoras e educadores de todo o Brasil, a conhecer os nossos livros aprovados no PNLD LITERÁRIO 2022 – EDUCAÇÃO INFANTIL.
Não há livro infantil possível, sem os direitos evidentes de conviver com o que se está lendo e com quem se está lendo; sem o direito legítimo de poder brincar com o livro; sem o direito generoso de poder participar da história; sem o direito justo de explorar as aventuras e caminhos do texto; sem o direito natural de poder expressar o livro que se está vivendo; sem o direito maior de conhecer-se a partir da leitura, o que nos torna humanos.
É por meio destes direitos que as crianças se tornam leitoras ativas do livro e da própria história, construindo assim significados sobre si, sobre os outros, sobre o mundo social e natural no qual estão inseridas.
Saci Urucum, da autora Anna Göbel e O sabiá e a menina, de Beth Timponi, ilustrado por Maurizio Manzo são os nossos convites a vocês, professoras e professores, a fazer esta jornada de direitos com suas alunas e seus alunos. A primeira obra (Saci Urucum) atende crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses. Já a segunda (O sabiá e a menina) atende crianças de 4 a 5 anos.
É por meio destes livros e de um detalhado Manual do Professor (escrito por Juliane Gomes de Oliveira, Doutora e mestra em Educação e Linguagem pela UFMG, de professora para professora e professor) que convidamos vocês para, junto com a gente, trabalhar a literatura infantil com muita ludicidade, mas não deixando para menos a nossa responsabilidade na formação de novos leitores do texto escrito e, sobretudo, da sua própria realidade. Nosso cuidadoso Manual do Professor traz elementos para ampliar as possibilidades de trabalho com os livros e desperta a criança para a leitura literária e para as infinitas possibilidades que se abrem por meio do ato e dos direitos de ler.
O Manual do Professor, versátil que é, propõe um percurso para as obras, mas permite que este mesmo percurso seja refeito e adaptado de acordo com as expectativas, experiências e vivências de cada uma das professoras e cada um dos professores.
No link abaixo, você poder ver e conhecer as obras completas selecionadas, bem como acessar os materiais digitais da professora e do professor:
Não pode haver crianças sem direitos! Não pode haver crianças sem livros!
Vem com a gente! Desejamos a vocês uma ótima escolha!
A obra “Saci Urucum”, escrita e ilustrada por Anna Göbel, é uma narrativa que se caracteriza pela irreverência e pela diversão. O livro desperta boas risadas entre as crianças e contribui para o conhecimento sobre o folclore brasileiro. Tal tema é de grande importância para as crianças menores e, na figura do célebre personagem Saci, se constitui como uma introdução à cultura popular brasileira. Portanto, o trabalho com o livro se torna um precioso mote para discussões mais amplas sobre a nossa cultura e sobre personagens consagrados da literatura infantil, o que possibilita projetos no ambiente escolar e familiar.
“O sabiá e a menina” é uma história cativante sobre a relação de Ditinha e o sabiá que sonha em ser livre. Por meio do amor da personagem e o anseio de liberdade do pássaro, a autora e psicanalista, Beth Timponi, aborda com delicadeza a temática do amor e do desapego. Ilustrado por Maurizio Manzo, a narrativa utiliza-se da memória afetiva com a música “Sabiá lá na gaiola”, de Hervé Cordovil e Mário Vieira.